quarta-feira, 11 de julho de 2018

Mundo Antigo - Primeiras Civilizações

O projeto desenvolvido nos 6°s anos com a Professora de História Cristina, no turno vespertino, teve como principal objetivo desenvolver trabalhos, a partir de materiais recicláveis, que representassem as primeiras civilizações do mundo antigo, como por exemplo: Mesopotâmia, Hebreus, Fenícios, China.

Para isso, foram elaborados trabalhos dos mais variados tipos, como: maquetes, mosaicos, jogos e pinturas.

Durante o processo de confecção, os alunos contaram com a ajuda das famílias e selecionaram, dentro do conteúdo, àquele que mais gostaram



quarta-feira, 4 de julho de 2018

Você é o que você come!

A importância de uma boa alimentação

Trabalho realizado pela turma do 8º ano do turno matutino juntamente com a professora de ciências Magna.

O objetivo foi mostrar como devemos cuidar da alimentação e como ficar em dia com a saúde do corpo.

Os alunos pesquisaram os grupos de nutrientes importantes para o corpo e confeccionaram cartazes com informações nutricionais e algumas curiosidades. Também montaram uma pirâmide alimentar demonstrando os alimentos que devemos consumir diariamente e a quantidade adequada.

Os alunos também apresentaram tabelas indicativas do IMC para cada faixa etária e realizaram o cálculo, medição e pesagem dos demais alunos que circularam na escola durante o recreio. Cada um teve a oportunidade de verificar o seu IMC e repensar sobre a importância da boa alimentação para manter uma mente e um corpo saudável.



terça-feira, 12 de junho de 2018

Simulação de Transmissão de Doença "Silenciosa"

Os alunos do sétimo ano, juntos com o professora de ciências Emanuelle e a monitora Lorrayne, simularam a transmissão de uma doença "silenciosa" dentro de uma população. Nessa atividade, os estudantes puderam "trocar fluidos", com as águas dos copos de seus colegas  de forma aleatória. Posteriormente, ao se utilizar a luz negra, os copos que possuíam água tônica "brilharam". A reação deles foi de surpresa ao saberem que  a mudança de cor representava uma infecção viral, e que, a medida em que eles trocavam os fluidos o nível de contaminação aumentava na população.

quarta-feira, 23 de maio de 2018

Visita ao Museu de Ciências da Vida (MCV)

No dia 23/05/2018 os alunos dos sétimos anos da EMEF Francisco Araújo realizaram uma visita ao museu de Ciências da vida (MCV), localizado na UFES. Lá eles puderam observar detalhes da anatomia do corpo humano, por meio da visualização de ossos, espécimes naturais mumificadas, plastinados ou fixados em formol, além de réplicas realísticas de fósseis de hominídeos e animais pré-históricos, e modelos anatômicos didáticos de órgãos e sistemas.








terça-feira, 15 de maio de 2018

Dia das Mães

Todas as mães são um pedaço de céu na Terra, pois a elas foi transmitido o dom divino de gerar vida. Mas a grandeza de cada mãe não está simplesmente em dar vida, mas na forma como ama essa vida. Assim, neste dia de homenagem a todas as Mães, a Escola Francisco Araújo deseja um dia abençoado a todas! 


segunda-feira, 14 de maio de 2018

Tour pelas Praias da Enseada do Sol

O alunos viajaram dentro do laboratório de informática utilizando o datashow e a lousa digital. A estagiária Carla conduziu essa viagem com uma aula divertida para o 4º ano A.
Confira as imagens deste dia especial:





sexta-feira, 11 de maio de 2018

Estudando a Divisão Celular com Criatividade

A professora de Ciências Magna proporcionou esta aula criativa aos alunos na tentativa de tornar o conteúdo mais atraente. Após leitura e breve explicação sobre o conteúdo, os alunos montaram em seus cadernos as fases da divisão celular de forma simplificada usando barbantes e canetas de cores diferentes para cada cromossomo. Detalhe: o centromero é um nó dado no barbante! Com isso eles descobrem os conceitos e assimilam melhor os conteúdos.












quinta-feira, 10 de maio de 2018

Construindo um Terrário

A professora Emanuelle com os alunos dos 6º anos realizaram a montagem de um terrário: um pequeno ecossistema dentro de um pote! 
Com esse pequeno experimento os alunos terão a oportunidade de estudar e observar as alterações que ocorrem em um ecossistema. Por meio do levantamento de hipóteses, experimentação e análise dos resultados, nossos pequenos pesquisadores serão introduzidos ao mundo da investigação científica.