terça-feira, 31 de julho de 2018

Formatura do Proerd

Formatura do PROERD do 5ºA e 5ºB

Ciências na Prática: "Identificando o amido em alguns alimentos"

O objetivo foi mostrar como as enzimas trabalham no processo de digestão dos alimentos e a  importância do mecanismo "chave - fechadura" que cada enzima possui em relação a cada substrato, isto é, cada enzima reconhece de forma específica seu substrato resultando nas mais diversas reações químicas necessárias ao funcionamento do organismo.

Durante a prática, os alunos puderam concluir que o iodo utilizado poderia ser comparado à enzima amilase, por detectar o amido na batata e no arroz (os quais adquiriram coloração diferente), ou seja, houve uma reação ("reconhecimento"), enquanto no açúcar não houve mudança de cor. Com isso, concluíram também que a sacarose (açúcar) não pode ser quebrada pela amilase e sem sua "chave" específica, a sacarose.





Fotos da Professora Magna

Bactérias Patogênicas e as Formas das Bactérias

Trabalho realizado pelas turmas dos sétimo ano do turno vespertino juntamente com a professora de ciências Emanuelle.
 
Os alunos pesquisaram doenças causadas por bactérias (ex: tétano, leptospirose, botulismo, difteria, meningite e cólera ), assim como as formas de contágio, sintomas, tratamento e prevenção. E também  confeccionaram com massinha de modelar as formas das bactérias que são utilizadas para classifica-las, como por exemplo: cocos (bactérias arredondadas), bacilos (bactérias em forma de bastão), vibrião ( bactérias similares a uma vírgula), espirilos (bactérias com forma de espiral) e também colônias de cocos, como os estreptococos e os estafilococos (similar a cachos de uvas).